Quer algumas diquinhas definitivas pra escolher o perfume que tem mais a ver com você? Então vem:

#1 EDP ou EDT? O que significa?

Muitos perfumes carregam o mesmo nome, mas vem com uma sigla misteriosa: EDP ou EDT. Sabe o que isso significa? EDP quer dizer Eau de Parfum e EDT Eau de Toilette. A diferença entre eles é bem simples, as notas dos perfumes que levam o mesmo nome podem até ser iguais, mas dependendo da sigla que vem depois, a concentração da fragrância é maior ou menor, deixando ela mais forte ou mais suave.
O EDP é composto de 8-16% de concentração e suas notas são mais marcantes. Sua fixação é de até 12 horas na pele. Já o EDT é uma fragrância mais delicada, sua concentração é de 4-8% e dura até 8 horas.
Normalmente as pessoas tendem a usar o EDT durante o dia e o EDP para eventos de noite. Mas nós, particularmente, não seguimos regras quanto o assunto é beleza! haha 🙂

#2 Como a mágica acontece?

Exatamente como na música, o perfume também possui notas. O resultado do cheirinho que a gente sente é a soma de todas essas notas. Cada perfume tem três classes de notas olfativas na sua composição, elas são: as notas de topo/cabeça; as notas de meio/coração; e as notas de base/fundo. Esse grupinho de notas são sentidos na pele em momentos diferentes do dia. Por isso você sente que o cheirinho vai mudando conforme as horas.
Além de

😇 Notas de topo/cabeça:

Se a primeira impressão é a que fica, em uma fragrância quem carrega essa responsabilidade são as notas de topo, pois é delas o cheiro que você sente assim que aplica o perfume. As notas de topo são pequenas moléculas que evaporam rápido e, por isso, a fragrância também se dissipa na mesma velocidade. Em alguns perfumes as notas de topo aparecem durante 2 minutinhos, em outros pode durar 1 hora. Geralmente essas notas são conhecidas como frescas, agressivas, agudas, pois tem um cheiro muito forte e volátil. É provável que você encontre nas notas de topo substâncias cítricas, frutas leves, ervas, gengibre, entre outras.

 Notas de meio/coração:

Logo depois que as notas de topo se dissipam, as de coração aparecem. E como o próprio já nome diz, esse é o coração da fragrância, as principais notas estão nesse grupo. A responsabilidade, dessa vez, é imprimir personalidade ao perfume. As notas de coração são descritas geralmente como mais suaves e polidas, e os exemplos são as essências de lavanda, frutas não cítricas, jasmim ou de rosas. Esse é um grupo de notas menos volátil e vai te acompanhar durante o processo de evaporação do perfume, impedindo que as notas de fundo apareçam antes da hora.

🌰 Notas de base/fundo: 

As últimas, mas não menos importantes! Quando você começa a sentir as notas de fundo, ainda é possível sentir as de coração. Esse momento é considerado como “o tema principal do perfume”, a união entre fundo e coração. A responsabilidade desse grupo é trazer profundidade e solidez para a fragrância, fortificando as notas de topo e coração, além de fixar e exalar o cheirinho do perfume no corpo por longas horas. Isso acontece porque nesse grupo estão as moléculas mais densas, que evaporam lentamente. Especialmente as notas derivadas de animais, baunilha, âmbar, patchouli e musk. Algumas notas podem ser sentidas até mesmo após 24 horas após a aplicação.

#3 Já ouviu falar em família olfativa?

As fragrâncias são classificados em famílias e subfamílias olfativas. Essa classificação é feita a partir da predominância de notas na composição do perfume. Se você entende um pouquinho do que são essa famílias, suas chances de acertar na compra do perfume é muito maior!

Aromático: os aromáticos são compostos principalmente por sálvia, alecrim, tomilho e lavanda, geralmente acompanhados por notas cítricas e apimentadas. Esta familia é muito utilizada na perfumaria masculina.

Floral: a família olfativa mais popular! É composta por jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Podem ser apresentadas em suas formas puras ou com toques orientais. São notas que transmitem romance, delicadeza e feminilidade.

Floriental: notas, misteriosas, cativantes e sensuais! São uma combinação entre florais com fundo oriental e um toque adocicado.

Oriental: notas sensuais, misteriosas, quentes, envolventes. Uma combinação de notas frescas com notas mais quentes, como baunilha, âmbar e madeiras.

Amadeirado: notas, refinadas, elegantes. Familia composta por madeiras como cedro, sândalo, patchouli, que podem resultar em notas mais secas e menos adocicadas. Possuem toques de canela, terra ou tabaco.

Fougère: fragrâncias estimulantes e marcantes! Um acorde que inclui notas cítricas, lavanda e cumarina acompanhadas de notas amadeiradas e de almíscar. Na maioria das vezes os perfumes desta família são masculinos.

Cítrico: são composições leves e pouco perfumantes em longo prazo. Muito frescas, podem ser usadas por homens, mulheres, crianças e bebês! Suas principais matérias-primas são as essências de cedra, litsea cubeba, bergamota, limão, laranja e cumarú.

Chipré: Tem uma tríade de notas em evidência para caracterizá-la. Essa tríade é composta por notas cítricas no topo, corpo e fundo amadeirados compostos por patchouli e musgo de carvalho.

Subfamílias olfativas:

Ambarado: Contém âmbar em destaque, com fechamento suave e macio, com adição de baunilha ou derivados, sem se tornar doce.

Animálico: Perfumes com base forte e marcante, contendo notas animálicas de civeta e/ou castoreum.

Aquático: Trazem notas com aspecto aquático, marinho, leve, ozônico. Utiliza muito a molécula sintética calone, que imita o cheiro marinho.

Aromático: Traz notas frescas de abertura e desenvolvimento como lavanda, alecrim, artemísia, menta, manjericão, etc.

Gourmand: Composta terminantemente por notas gustativas como chocolate, baunilha, açúcar, caramelo, nozes, coco, leite, mel, etc. Aquele tipo de perfume que dá até vontade de comer a pessoa que está usando. 😂

Almiscarada: Nuances suaves e macias de almíscar, lembrando cheiro da própria pele ou de bebê.

Atalcado: Perfumes limpos e confortáveis, lembra o cheiro de produtos cosméticos. Pode conter íris, violeta, fava tonka.

Especiado: Traz a presença das mais variadas especiarias, sejam quentes, frias, salgadas, fortes ou fracas. Exemplos: cardamomo, cravo, canela, gengibre, noz moscada, pimenta preta, pimenta rosa, coentro, etc.

Prontinho! Agora é só pegar as fragrâncias que você ama, pesquisar suas famílias olfativas e as notas, depois ver se o perfume que você tá namorando é parecido com eles. 😉 Ficou fácil, né?

SHARE

(80) Comentários

  • Roberta Andrade (30 de abril de 2019)

    quero escolher um perfume pra minha mãe pra dar agora no dia das mães e essas dicas me ajudaram muito. estou procurando em outros sites tambem. achei outras dicas legais nesse [Link deleted]se tiverem mais dicas por favor enviem obrigada!

  • Tqibhi (31 de dezembro de 2023)

    types of allergy pills <a href="[Link deleted]benadryl make you sweat allergy medications for itching skin

  • Wphvez (4 de janeiro de 2024)

    sleeping tablets online shop <a href="[Link deleted]cheap

  • Bchgca (8 de janeiro de 2024)

    buy prednisone 5mg online <a href="[Link deleted]20mg cheap

  • Ompcqp (10 de janeiro de 2024)

    nausea medication near me <a href="[Link deleted]500mg over the counter

  • Zmkbli (12 de janeiro de 2024)

    best medication for acne <a href="[Link deleted]dapsone 100mg buy acne pills

  • Gtnrha (14 de janeiro de 2024)

    best prescription drug for gerd <a href="[Link deleted]pepcid 40mg for sale

  • Fytmsb (15 de janeiro de 2024)

    buy absorica online cheap <a href="[Link deleted]brand purchase accutane without prescription

  • Nuaggp (17 de janeiro de 2024)

    best online rx for sleep <a href="[Link deleted]meloset

  • Yhqgny (17 de janeiro de 2024)

    order amoxil online <a href="[Link deleted]amoxil 500mg online cheap buy amoxil 250mg generic

  • Ihgxan (17 de janeiro de 2024)

    buying sleeping tablets on internet <a href="[Link deleted]100mg uk

  • Vzdywp (19 de janeiro de 2024)

    zithromax 250mg tablet <a href="[Link deleted]azithromycin pill purchase zithromax generic

  • Gfpqnm (21 de janeiro de 2024)

    buy azithromycin <a href="[Link deleted]azithromycin 250mg order azipro 500mg pills

  • Lahplm (22 de janeiro de 2024)

    cheap prednisolone generic <a href="[Link deleted]10mg drug buy generic prednisolone 10mg

  • Fbytyp (24 de janeiro de 2024)

    amoxil 500mg ca <a href="[Link deleted]amoxicillin 1000mg online cheap amoxil tablets

  • Sdotcp (24 de janeiro de 2024)

    buy doxycycline pills for sale <a href="[Link deleted]doxycycline 200mg generic

  • Vwzizb (26 de janeiro de 2024)

    buy asthma pills onlin <a href="[Link deleted]ventolin 2mg buy generic albuterol

  • Sgkllk (27 de janeiro de 2024)

    clavulanate drug <a href="[Link deleted]625mg pills

  • Njzlku (28 de janeiro de 2024)

    purchase levoxyl generic <a href="[Link deleted]levothyroxine pills buy levothroid sale

  • Uugaci (29 de janeiro de 2024)

    clomiphene online <a href="[Link deleted]pill buy clomiphene 50mg

  • Mfbvdg (31 de janeiro de 2024)

    buy tizanidine 2mg <a href="[Link deleted]2mg cheap oral zanaflex

  • Xfazkk (31 de janeiro de 2024)

    semaglutide 14mg drug <a href="[Link deleted]rybelsus 14mg rybelsus 14mg over the counter

  • Xteijz (1 de fevereiro de 2024)

    deltasone 40mg canada <a href="[Link deleted]40mg brand prednisone 40mg cost

  • Oxvljh (2 de fevereiro de 2024)

    order semaglutide pills <a href="[Link deleted]rybelsus 14 mg without prescription rybelsus pills

  • Xthjqq (3 de fevereiro de 2024)

    accutane sale <a href="[Link deleted]40mg cheap buy isotretinoin 10mg online

  • Vdzmqr (4 de fevereiro de 2024)

    brand amoxicillin <a href="[Link deleted]250mg usa buy amoxicillin 500mg online cheap

  • Qultck (6 de fevereiro de 2024)

    buy azithromycin 250mg without prescription <a href="[Link deleted]250mg for sale zithromax 500mg drug

  • Tyikmm (6 de fevereiro de 2024)

    buy synthroid generic <a href="[Link deleted]without prescription buy levothyroxine no prescription

  • Yuxfvg (8 de fevereiro de 2024)

    cheap omnacortil 20mg <a href="[Link deleted]40mg over the counter generic omnacortil 20mg

  • Sluqyn (8 de fevereiro de 2024)

    clomiphene 100mg sale <a href="[Link deleted]where to buy order clomiphene 100mg online

  • Irralg (9 de fevereiro de 2024)

    neurontin medication <a href="[Link deleted]generic gabapentin buy neurontin pill

  • Ouvghr (10 de fevereiro de 2024)

    sildenafil 50mg pill <a href="[Link deleted]sildenafil 100mg female viagra

  • Ignfxo (11 de fevereiro de 2024)

    buy generic lasix online <a href="[Link deleted]lasix 100mg online order furosemide online cheap

  • Fblwin (12 de fevereiro de 2024)

    order semaglutide generic <a href="[Link deleted]uk semaglutide 14 mg oral

  • Tojxne (13 de fevereiro de 2024)

    doxycycline usa <a href="[Link deleted]online order order acticlate pills

  • Ymsmos (13 de fevereiro de 2024)

    levitra 10mg drug <a href="[Link deleted]20mg uk order levitra 20mg without prescription

  • Iukaqb (14 de fevereiro de 2024)

    roulette online for real money <a href="[Link deleted]slot machine games free poker online

  • Ccrqdi (15 de fevereiro de 2024)

    hydroxychloroquine 200mg uk <a href="[Link deleted]over the counter hydroxychloroquine for sale online

  • Mjieft (15 de fevereiro de 2024)

    order generic lyrica 75mg <a href="[Link deleted]generic pregabalin 75mg buy pregabalin online cheap

  • Rnchbm (16 de fevereiro de 2024)

    buy cialis 10mg online cheap <a href="[Link deleted]10mg drug tadalafil canada

  • Ewjuaq (16 de fevereiro de 2024)

    buy generic triamcinolone <a href="[Link deleted]4mg cost order aristocort 4mg online

  • Lqovru (18 de fevereiro de 2024)

    cenforce drug <a href="[Link deleted]50mg cost cenforce 100mg cheap

  • Yqipka (18 de fevereiro de 2024)

    buy clarinex 5mg pill <a href="[Link deleted]5mg without prescription buy clarinex pills for sale

  • Dzfima (19 de fevereiro de 2024)

    aralen 250mg cheap <a href="[Link deleted]chloroquine buy aralen paypal

  • Sygbnf (19 de fevereiro de 2024)

    loratadine 10mg us <a href="[Link deleted]generic loratadine order loratadine online

  • 1nx545unx (19 de fevereiro de 2024)

    cialis canadian pharmacy <a href="[Link deleted]Pharcharmy Online
    canadian-pharcharmy- <a href=[Link deleted]viagra online pharmacy

  • Jrdrmt (20 de fevereiro de 2024)

    oral glycomet 500mg <a href="[Link deleted]500mg uk order metformin pills

  • Vsemws (21 de fevereiro de 2024)

    order dapoxetine 90mg generic <a href="[Link deleted]order online cheap cytotec 200mcg

  • Ympdxo (22 de fevereiro de 2024)

    buy orlistat without a prescription <a href="[Link deleted]pill order diltiazem generic

  • Gglytl (22 de fevereiro de 2024)

    buy cheap generic lipitor <a href="[Link deleted]lipitor pills atorvastatin cost

  • Trhros (23 de fevereiro de 2024)

    amlodipine buy online <a href="[Link deleted]amlodipine 5mg pill order amlodipine 10mg online cheap

  • Dvyoas (24 de fevereiro de 2024)

    purchase acyclovir pills <a href="[Link deleted]allopurinol 100mg online cheap order zyloprim 300mg sale

  • Vimrwl (24 de fevereiro de 2024)

    prinivil brand order zestril 10mg online cheap oral lisinopril 5mg

  • Rycbsd (25 de fevereiro de 2024)

    order crestor 10mg online cheap <a href="[Link deleted]cheap zetia buy ezetimibe without prescription

  • Lwoqai (26 de fevereiro de 2024)

    prilosec buy online <a href="[Link deleted]prilosec sale how to get omeprazole without a prescription

  • hdonotngr (26 de fevereiro de 2024)

    generic cialis canada pharmacy <a href="[Link deleted]pharmacy reviews
    online canadian pharcharmy <a href=[Link deleted]over here

  • Whnagn (26 de fevereiro de 2024)

    how to get domperidone without a prescription <a href="[Link deleted]motilium pills purchase tetracycline online cheap

  • Bswlsr (27 de fevereiro de 2024)

    order metoprolol generic <a href="[Link deleted]metoprolol online metoprolol 50mg sale

  • Urotup (28 de fevereiro de 2024)

    order cyclobenzaprine 15mg pill <a href="[Link deleted]lioresal generic purchase baclofen online cheap

  • Ivnscf (28 de fevereiro de 2024)

    tenormin usa <a href="[Link deleted]atenolol 100mg order atenolol sale

  • Sadiwx (29 de fevereiro de 2024)

    order toradol 10mg sale <a href="[Link deleted]medication cheap colcrys 0.5mg

  • Vndnjc (1 de março de 2024)

    order medrol without prescription <a href="[Link deleted]depo-medrol online buy depo-medrol

  • Jyomvr (2 de março de 2024)

    cheap essay writer <a href="[Link deleted]can t buy everything essay pay for assignments australia

  • Jargfx (3 de março de 2024)

    buy generic inderal 20mg <a href="[Link deleted]generic inderal buy plavix no prescription

  • Fnyhod (4 de março de 2024)

    methotrexate over the counter <a href="[Link deleted]5mg us order coumadin 5mg for sale

  • Cakmim (4 de março de 2024)

    cost mobic 7.5mg <a href="[Link deleted]15mg drug buy celebrex 100mg

  • Jdbbph (5 de março de 2024)

    order reglan 20mg <a href="[Link deleted]pills losartan 50mg price

  • Cjptsv (5 de março de 2024)

    order flomax 0.4mg generic <a href="[Link deleted]celebrex order celecoxib sale

  • Joucma (8 de março de 2024)

    nexium 40mg price <a href="[Link deleted]nexium 40mg topiramate usa

  • Wvsefi (8 de março de 2024)

    ondansetron ca <a href="[Link deleted]spironolactone tablets cheap spironolactone 25mg

  • Stjumy (9 de março de 2024)

    imitrex 50mg tablet <a href="[Link deleted]imitrex sale levofloxacin 500mg drug

  • Fqztrd (10 de março de 2024)

    order zocor pill <a href="[Link deleted]20mg ca valacyclovir 500mg cost

  • Tnoekl (11 de março de 2024)

    buy avodart 0.5mg pills <a href="[Link deleted]oral order zantac 300mg online

  • Bviujb (12 de março de 2024)

    buy ampicillin paypal <a href="[Link deleted]monodox without prescription cheap amoxicillin without prescription

  • Vmqmeb (12 de março de 2024)

    buy propecia 1mg generic <a href="[Link deleted]finasteride 1mg for sale fluconazole 200mg drug

  • Iluesl (13 de março de 2024)

    ciprofloxacin 500mg without prescription – <a href="[Link deleted]keflex 250mg pills order amoxiclav pills

  • Fblyyh (14 de março de 2024)

    ciprofloxacin 500mg without prescription – <a href="[Link deleted]bactrim generic buy augmentin generic

  • Avabli (16 de março de 2024)

    buy metronidazole generic – <a href="[Link deleted]250mg tablet order azithromycin generic

  • Mjdhms (18 de março de 2024)

    ciplox 500 mg without prescription – <a href="[Link deleted]amoxicillin sale
    buy erythromycin 500mg sale

  • Sqvyfd (18 de março de 2024)

    valacyclovir cost – <a href="[Link deleted]800mg us zovirax 800mg price

Comentar

Your email address will not be published.