De uns tempos pra cá a busca por métodos contraceptivos que façam menos uso de hormônios tem crescido drasticamente entre as mulheres no Brasil e no mundo. Entre as principais preocupações que atingem esse público está o risco de trombose, a diminuição do libido, enxaqueca, entre outros efeitos colaterais.

Mas quando a gente fala  sobre isso numa roda de amigas, logo surge um medo em comum entre todas elas: como a minha pele vai reagir a falta da pílula? Isso porque sabemos que ela ajuda no controle dos androgênios, diminuindo a oleosidade da pele e a formação de espinhas.

O que acontece com o corpo quando paramos o anticoncepcional?

A alteração hormonal vai mexer com todo o corpo da mulher, desde mudanças de humor até mudanças físicas no corpo, como mudança de peso, cólicas, etc. O aumento da produção de oleosidade acontece quando a progesterona e os andrógenos voltam a ser produzidos naturalmente pelos ovário e, com isso, surgem as temidas acnes hormonais.

Seu corpo volta a funcionar naturalmente durante o ciclo menstrual, tendo a liberação de uma substância chamada prostaglandina, que é responsável por causar as dores de cabeça, cólica, náuseas e até vômito em alguns casos.

Aumento do libido: o aumento do nível de testosterona na mulher é um importante fator para o desejo sexual feminino. Quando você para de usar um anticoncepcional hormonal, os níveis de hormônio masculino aumentam, melhorando a libido.

Nesse processo, é importantíssimo que ginecologista e dermatologista acompanhem a decisão de interromper o anticoncepcional, para que possam intervir caso seja necessário.

Como cuidar da pele durante esse processo? 

Primeiro é importante entender se sua acne é mesmo hormonal. Então, antes de tudo, consulte seu médico e faça os exames necessários.

Tenha uma rotina de pele que envolva limpeza profunda, hidratação e remédios tópicos para acne.

Mas como assim hidratação, Papo de Beleza?? Na pele oleosa e com espinha?

SIM.

Pele oleosa precisa repor água. Quanto mais ressecada, mais ela produz sebo. E a espinha ressecada descama e gera cicatrizes com mais facilidade.

Aproveite a onda dos séruns manipulados e converse com sua dermatologista para desenvolver uma fórmula que ajude o SEU CASO.

#édica: óleo de prímula, óleo de linhaça e óleo de groselha negra tem sido usados pra controlar os sintomas da TPM e, quem usa, garante que são excelentes aliados! 😉

SHARE

Comments are closed.