img-principal-post-alma-solar

Está aberta (quase oficialmente) a temporada de sol no nosso país. Ô época gostosa, de praia, sol, pool party e festivais. ☀️ É aproveitando a deixa do solzinho que vem esquentando e porque estamos na semana do maior festival de música do Brasil (e a gente sabe que você vai botar a cara no sol) que a gente decidiu falar sobre FPS. Isso mesmo, aquele numerozinho que vem escrito na embalagem do seu protetor solar e ninguém entende muito bem como funciona.

Se a gente te disser que o seu protetor ter FPS 90 não vai garantir que ele te protege mais dos raios UV, você acredita? Oi, como assim? #confusx ?

Sem dúvidas quanto maior o FPS, mais protegida a sua pele estará. Mas o FPS (Fator de Proteção Solar) determina o tempo o qual a pele pode ficar exposta ao sol sem causar “eritema”, que é a vermelhidão da pele devido à vasodilatação dos capilares cutâneos (o que indica que sua pele está prestes a sofrer uma queimadura solar). Ou seja, se a sua pele é exposta ao sol sem nenhum produtinho e ela leva 10 minutos para apresentar vermelhidão, sua pele com protetor FPS 15 vai levar 15 x 10 minutos para ficar vermelha, o total de 150 minutos. Protegida por mais tempo? Sim. Só que a gente sabe que não é somente de queimadura solar que devemos nos proteger!

Existem três tipos de irradiação solar: 

A UVC tem maior potencial para causar eritema, mas graças à camada de ozônio que envolve o planeta essa irradiação não chega até nós. (eu ouvi um amém? ??? Deus é top)
A UVB tem menor potencial de lesar a pele que a UVC, porém é a principal responsável pelas vermelhidão e queimadura no corpinho da população. 
A UVA tem baixo potencial para causar queimaduras, porém-todavia-entretanto é o tipo de irradiação que mais causa câncer de pele e envelhecimento cutâneo devido à capacidade de penetrar mais profundamente na pele. Aaaaah! Caos total!!! ??

Por isso, minha gente, não basta procurar protetor solar de olho no número do FPS apenas. Vamos catar benefício UVA nessas descrições, ok? 

Aqui vão algumas velhas (e boas) dicas de uso do protetor:

  • Não tem um mesmo protetor com benefícios UVA + UVB? Não tem problema, combine os protetores. Use os dois. O que não dá é pra ficar desprotegido. ?
  • Passe o seu protetor em um intervalo de, pelo menos, 20 minutos antes da exposição ao sol.
  • Não seja pão duro. Nada disso. Não mesmo. SE JOGA NO PROTETOR! Pode até tomar banho com ele e sair bem branquinhx por aí. ??

**Quer saber qual protetor escolher pro seu tipo de pele e necessidades? Falamos disso em outro post, bem aqui.**

Divirtam-se!! Exponham-se (com limites). Mas protejam-se sempre, sem exceções.

Grande beijo ?❤️

 

 

SHARE

Comentar

Your email address will not be published.