img-principal-post-reconstrucao

Reconstrução: parte importantíssima do cronograma capilar. É aquele tratamento mara que vai salvar seus cabelos do último estágio de dano. Indicado pra quem andou se jogando na química e na chapinha sem limites. Se você é essa pessoa, mas ainda tem dúvidas sobre o que é a reconstrução, como fazer e de quanto em quanto tempo deve aplicar os produtos, esse post é pra você.

Pra começar, vamos entender um pouquinho de como é formado nosso cabelo? Só assim você vai aprender a cuidar direitinho do seu!

Nosso cabelinho é formado basicamente por quatro partes: cutícula, córtex, pigmento e medula (de fora para dentro). O pigmento é responsável pela cor das nossas madeixas e não vamos abordar sobre o assunto aqui. Já as outras três partes são fundamentais pra você entender os níveis de dano que seu cabelo pode atingir.

 

estrutura capilar

 

Cutícula: Parte externa dos fios, é o que enxergamos quando nos olhamos no espelho. É ela que vai sentir primeiro nossos maus tratos (😂risos) ou os agentes externos: vento, sol, sal, puluição, etc. A cutícula existe pra proteger toda estrutura capilar e “selar” os fios. Além disso, essa danadinha é a responsável pele brilho do nosso cabelo. Pois quanto mais lisinha e plana, mais luz esse cabelão vai refletir.

Córtex: Coração do cabelo. O córtex é a camada mais interna da fibra, fica escondidinho embaixo da cutícula. Essa camada faz muita diferença no volume e espessura de cada cabelitcho! Ele é constituído basicamente por “proteínas” (queratina principalmente) e é nele que toda magia capilar acontece, pois é responsável pela elasticidade, quantidade de umidade, resistência e também pela forma… isso mesmo, é o cortéx que define se você é uma lisa, ondulada, cacheada ou crespa. (Amém Córtex,❤ te amamos!)

Medula: Há estudiosos que defendem o fato da medula ser mais importante na fase de germinação do que ao longo da vida útil dos cabelos, como se ela fosse um fio condutor para levar cada fibra capilar pelos nossos poros. Depois disso, não se tem muitas informações sobre a medula e alguns fios deixam de ter medula com o passar do tempo. Curioso, né?

O que é o cabelo danificado?

Muitas atitudes podem danificar nossos cabelos! O uso frequente de química, chapinha ou qualquer outra ferramenta de calor + correria do dia-a-dia que não deixa a gente cuidar direitinho dos cabelos são os principais motivos das nossas madeixas perderem nutrientes importantes na construção da fibra capilar. O resultado disso é aquela aparência bem tristinha que a gente já conhece, com porosidade, ressecamento, falta de brilho e pontas duplas.

Quando você chega ao estágio de danos com aspectos visíveis e táteis, provavelmente você já passou da fase de descamação das cutículas e está começando a atingir a parte interna, o coração do seu cabelo e precisará intensificar a quantidade de reconstruções que faz durante o mês.

O que a reconstrução faz?

A reconstrução capilar vai devolver aquela proteína tão necessária para a vitalidade do Córtex, desconstruindo seus fios de dentro para fora. Por isso, lembre-se, quando for buscar seus creminhos para essa etapa do cronograma, busque produtos com PROTEÍNAS.

#édica: se você está aqui nesse post sobre reconstrução, é porque provavelmente está precisando de um choque de tratamento para recuperar sua fibra capilar, né? Então experimenta o cronograma que montamos para muito cabelos danificados. Use por um mês, depois volta aqui e conta pra gente o resultado:

tabela-HNR

 

 

SHARE

Comentar

Your email address will not be published.